Diferentes ramos comerciais e empresariais dependem da relação que estabelecem com seu público-alvo para fortalecer sua marca. E para isso, são utilizadas diferentes estratégias, entre elas ferramentas relacionadas à comunicação visual, que apresentam a identidade visual da empresa de forma clara e objetiva.
O que é comunicação visual?
É todo o conjunto de elementos de uma mensagem a ser transmitida sem que seja necessário texto. Assim, toda a composição – elementos, cores, formas, imagens, sons – é pensada e planejada para atrair e criar um vínculo com o público. São inúmeros os meios físicos e digitais utilizados para essa transmissão, como será mostrado a seguir.
Principais tipos
Principalmente com o aumento progressivo do consumo e concorrência, muitos segmentos investem na divulgação pela internet e por meios físicos. São muitas as possibilidades, mas nesse post mostraremos os mais utilizados. Entretanto, é válido lembrar que a escolha do meio deve ser correspondente ao nicho do produto, além do orçamento e objetivo.
Digitais
Entre as possibilidades de comunicação visual digitais, estão:
- vídeos;
- posts;
- email;
- sites.
Seja em redes sociais ou em buscadores de pesquisas, investir em internet é uma ótima opção, uma vez que é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas sem que seja necessário um alto investimento.
Físicos
Embora a internet seja um recurso cada vez mais frequente para a comunicação, meio físicos ainda são ótimas ferramentas para transmitir mensagens, principalmente considerando que podem atingir o público que não utiliza redes sociais ou buscadores. E entre as opções mais comuns estão:
- banner;
- adesivo;
- vitrine;
- fachada;
- outdoor;
- faixas;
- envelopamento.
Qual a sua importância?
Em um mercado cada vez mais concorrido, quando um trabalho de comunicação visual é realizado com qualidade, pode ser um dos principais fatores na construção do sucesso de um negócio. Assim, ao se investir em um design agradável, objetivo e assertivo, instintivamente o cliente é atraído e passa a confiar na marca. Da mesma forma que se a transmissão da mensagem é feita de forma errônea, pode afastar potenciais clientes e os já estabelecidos.
E um erro grave que muitas empresas cometem é não investir adequadamente nessa estratégia, o que pode gerar perda de oportunidades de vendas, seja a curto, médio ou longo prazo. Devido a essas razões, as empresas tem se preocupado cada vez mais com a linguagem visual que adotam, já que uma mensagem assertiva e construída adequadamente pode ser muito eficiente.
Conclusão
São inúmeras as possibilidades de aquisição de novos clientes para quem deseja se comunicar por meio de ferramentas visuais. Por isso, quando uma estratégia é bem definida em conjunto com o que a empresa deseja transmitir, o sucesso do negócio é garantido. Isso ocorre, pois o alcance da comunicação virtual e física é muito amplo, já que a divulgação pode ocorrer de forma orgânica e natural.
Nós da Forts, atuamos no mercado gráfico de Comunicação Visual em Curitiba há mais de 8 anos. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, acesse nossas páginas, conheça mais sobre os nossos serviços e veja como a comunicação visual pode fazer a diferença no seu negócio.