× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3308-4003
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail


Fachadas/VitrinesImpressão DigitalAdesivosEnvelopamentoImpressão em VinilProdutos PersonalizadosOutros


O que é impressão 3D?
o que é impressão 3D

O que é impressão 3D?

Considerada uma revolução tecnológica, a impressão 3D ampliou as possibilidades criativas, atendendo a diversos tipos de ideias e necessidades.

Originalmente criada em meados da década de 1980, a impressão 3D surgiu como uma solução para prototipagens de objetos. Desde então, foram criados vários tipos de impressora 3D e técnicas para o seu uso, resultando em inúmeras aplicações em setores variados.

A possibilidade de personalização a partir de um modelo virtual permite que alterações e ajustes sejam realizados antes da concretização da ideia. Por essa razão, descubra mais sobre a impressão 3D e seus principais tipos.

O que é impressão 3D?

É um modelo fabricado em três dimensões a partir de um projeto modelado em softwares, sendo uma opção amplamente utilizada devido à sua facilidade de fabricação. Inicialmente, seu custo era elevado devido aos equipamentos e materiais necessários para fabricação.

Entretanto, com o aperfeiçoamento da tecnologia e o surgimento de novas variações, foram construídos diversos tipos de impressora com funções específicas, sendo algumas delas mais acessíveis. 

Algumas impressoras conseguem atingir um grau alto de detalhamento, principalmente de peças mais complexas. Outras dependem de uma finalização manual para remover irregularidades e imperfeições. Por isso, conheça a seguir as principais impressões 3D.

Tipos

Filamento Fundido

Um dos mais usados, o filamento fundido constrói as peças a partir de fios de plástico, criando inúmeras formas de variados tons. Uma de suas maiores vantagens é o seu custo-benefício, mais acessível do que outras opções. Inclusive, é possível adquirir esse tipo de impressão em casa com o equipamento e os materiais certos, o que torna o filamento uma ótima escolha para objetos de decoração e peças mais simples.

Estereolitografia

Desenvolvida pelo criador dessa tecnologia, Chuck Hull, a estereolitografia consiste na criação de camadas a partir de um laser. À medida que a resina líquida se solidifica na região marcada pelo laser, o objeto é construído. Esse tipo de impressão pode ser muito demorado e caro, por isso, é recomendado para casos específicos.

SLS

Podendo ser traduzido como sinterização seletiva a laser, possibilita que objetos complexos sejam confeccionados com diversos materiais como o nylon. Destaca-se pela capacidade de confeccionar peças mecânicas resistentes, o que impacta diretamente no valor total da impressão. 

Polyjet

O polyjet funciona de modo similar às impressoras de jato de tinta, utilizando polímeros especiais para a construção do objeto. Embora possibilite a impressão de modelos com acabamento melhor, seu preço de custo é elevado.

Conclusão

A impressão 3D, desde que foi criada, tem sido cada vez mais usada na indústria e nos lares, devido às possibilidade de aplicação que oferece. Por isso, seja para criar objetos de decoração como esculturas, até peças mais complexas mecânicas, vale a pena investir nesse tipo de impressão.

Setores como comércio e comunicação visual podem encontrar nesse recurso uma nova estratégia de venda e atração de clientes, uma vez que é possível criar brindes como chaveiros e copos e com total personalização.

Summary
O que é impressão 3D?
Article Name
O que é impressão 3D?
Description
É um modelo fabricado em três dimensões a partir de um projeto modelado em softwares, sendo uma opção amplamente utilizada devido à sua facilidade de fabricação.
Author
Publisher Name
Forts Comunicação
Publisher Logo

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *