× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3308-4003
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail


Fachadas/VitrinesImpressão DigitalAdesivosEnvelopamentoImpressão em VinilProdutos PersonalizadosOutros


5 Erros comuns que muitas empresas cometem

5 Erros comuns que muitas empresas cometem

Com certeza você já deve ter ouvido a frase “a primeira impressão é a que fica” não é mesmo? Pode parecer um tanto clichê, mas já parou para pensar quantas vezes você conheceu alguém que parecia ser chato e mesmo após algum tempo, ainda continuou com aquela imagem na cabeça? Por incrível que pareça, isso acontece com quase todo mundo e a própria ciência diz que isso é algo normal entre nós, seres humanos.

Estudos realizados em 2014 pela Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, indicam que a imagem criada quando se bate o olho em alguém pela primeira vez é tão forte que nem mesmo os fatos são capazes de desmenti-la. E esse prejulgamento não acontece somente de pessoa para pessoa, mas também sobre coisas, como livros por exemplo. É comum não termos vontade de ler um livro quando a capa não nos agrada visualmente.

Sabendo que o interesse está ligado fortemente com aquilo que nós enxergamos, no mundo dos negócios, o cenário é o mesmo — e até um pouco mais exigente. Transmitir uma boa imagem pode ser um fator determinante para o sucesso de uma empresa.

Pensando nisso, nós organizamos uma lista com os 5 principais erros de comunicação visual que muitas empresas cometem e que você deve evitá-los a todo custo.

PRIMEIRO ERRO: NÃO SEGUIR UM PADRÃO DE IDENTIDADE
Diariamente nós recebemos diversos pedidos para envelopamento de veículos e personalização de frotas aqui na Forts. Percebemos que muitos clientes cometem o erro de não seguir o mesmo padrão de cores e de identidade visual em seus veículos, o que gera uma certa dúvida para quem os vê. É muito importante que ao adquirir novos veículos para sua empresa, os demais também possam ser plotados novamente, fazendo com que toda a frota esteja padronizada. O mesmo acontece com fachadas, vitrines e materiais impressos. Mantenha sempre o mesmo padrão visual em todos os detalhes.

SEGUNDO ERRO: POLUIÇÃO VISUAL
Assim como a falta de informação, o excesso dela também pode ser um problema. É normal encontrarmos pela rua banners ou materiais impressos com tantas informações, cores e letras ilegíveis que nem sequer conseguimos ler. Isso geralmente acontece quando a empresa não soube contratar um bom designer ou profissional de comunicação visual para cuidar da divulgação do seu negócio, resultando em um serviço de baixa qualidade. Para que isso não aconteça, procure sempre fotos ou referências de trabalhos realizados pelo profissional ou empresa que deseja contratar para ter uma ideia de como será o resultado final.

TERCEIRO ERRO: PROPOSTA VISUAL NÃO CONDIZENTE COM O SEGMENTO
Cada cor provoca um tipo de sensação diferente no cérebro humano. A combinação vermelho e amarelo, por exemplo, é muito utilizada por empresas do ramo alimentício, pois despertam inconscientemente o desejo da fome. E não é por meros achismos que sabemos disso — a maioria dos alimentos existentes da natureza são de cores próximas ao vermelho, verde e amarelo. Você já viu um tomate azul? Provavelmente não. Por isso, é importante que haja um planejamento visual para transmitir a mensagem de forma correta.

QUARTO ERRO: BUSCAR PREÇO E DEIXAR A QUALIDADE DE LADO
Muitas empresas investem em ampliação de espaço e equipe e acabam deixando de lado o investimento em comunicação visual. Algumas, quando fazem, optam apenas pela solução mais barata, não se preocupando com a estética. Mas aquele que enxerga valor além do preço, também sabe reconhecer o quão importante uma fachada de impacto ou letras caixa podem ter. Quanto maior for seu investimento visando a qualidade, maiores serão suas chances de atrair mais pessoas para sua loja, empresa ou ponto de venda (PDV).

QUINTO ERRO: NÃO INVESTIR EM COMUNICAÇÃO VISUAL
De todos os erros que citamos aqui, o mais grave é o de não investir nada para promover a imagem do seu negócio. Aqueles que investem, ainda que de maneira errada, conseguem atrair uma parcela de clientes para suas empresas. Mas se você nunca investiu, agora é a hora de começar a construir uma identidade no mercado.

Se você gostou desse artigo e quer contribuir com mais dicas, fique à vontade para fazer seus comentários ou entre em contato conosco para saber como nós podemos ajudar sua empresa.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *